A importância da telerradiologia para reduzir filas e otimizar diagnósticos médicos em regiões remotas
Parceria no Ceará é exemplo de como a tecnologia pode impactar positivamente na saúde pública
A saúde pública enfrenta desafios históricos no Brasil, como grandes filas de espera para exames, falta de infraestrutura e acesso limitado a diagnósticos precisos. Nesse contexto, a telerradiologia surge como uma solução eficaz, por ser uma tecnologia que permite a transmissão de exames de imagem, como raios-x, tomografias e ultrassonografias, para médicos especialistas que emitem laudos à distância.
Esse modelo é essencial para locais onde há escassez de médicos radiologistas ou limitações estruturais, como ocorre frequentemente no sistema público. Segundo o estudo Demografia Médica no Brasil 2025, realizado por Ministério da Saúde, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Associação Médica Brasileira (AMB), cerca de 70% dos radiologistas do país estão concentrados nas regiões sul e sudeste, e 59% atuam em capitais.
“A telerradiologia é uma ferramenta estratégica para ampliar o acesso a diagnósticos por imagem com agilidade e precisão. Mesmo em municípios com menor densidade médica, é possível garantir suporte especializado com qualidade técnica, continuidade assistencial e operação em tempo real”, explica o Dr. Augusto Romão, médico radiologista e CEO da One Laudos, empresa brasileira especializada em soluções para diagnósticos médicos.
Parceria no Ceará é exemplo de sucesso
A partir de uma parceria firmada em 2021 com a SESA (Secretaria da Saúde do Ceará), a One Laudos passou a atender 28 unidades de saúde no estado e ajudou a otimizar a operação na região, realizando mais de 2,5 milhões de exames de imagem. Além disso, a companhia inaugurou uma Central de Laudos própria em Fortaleza, contribuindo para ampliar em cinco vezes a capacidade de emissão de laudos e, consequentemente, disponibilizar resultados de exames em menor tempo para a população.
Oitavo estado mais populoso do Brasil, com cerca de 9,2 milhões de habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Ceará tinha um cenário bastante desafiador no atendimento à população, especialmente em cidades menores e mais distantes da capital.
“Em 2020, um pouco antes de iniciar a nossa parceria, eu visitei várias cidades do Ceará e pude ver de perto a difícil realidade de algumas delas. Por exemplo, em Araripe, município com cerca de 20 mil habitantes, a aproximadamente 500 quilômetros de Fortaleza, vi pacientes que estavam esperando há mais de 100 dias pelo resultado de um exame. Com a alta demanda e a pequena capacidade do hospital, os funcionários não estavam dando conta de produzir todos os laudos necessários. Hoje, com o apoio da tecnologia, conseguimos disponibilizar os resultados de forma on-line em menos de 48 horas. E os pacientes que não têm acesso à internet ou ao nosso aplicativo podem ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa, pois todos os postos do Ceará estão integrados, com acesso à rede e ao sistema”, conta Romão.
Ao todo, em sua operação no Ceará, a One Laudos conta com o apoio de mais de 150 colaboradores e aproximadamente 50 médicos presenciais.

